18/04/2010

Vereador Sander, de Alfenas protagoniza polêmica com presidenciável do PV

A semana que passou foi marcada por uma polêmica nacional. No centro desta polêmica, repercutida pela “grande imprensa”, está um vereador de Alfenas: Sander Simaglio (PV). Do Outro: a senadora Marina da Silva, pré-candidata à presidência da República pelo PV. O alvo da discussão: a homofobia.

A polêmica foi originada no última dia 9 (numa sexta-feira) durante a posse do novo presidente estadual do PV, Ronaldo Vasconcelos, em Belo Horizonte. Durante a cerimônia, Sander entregou a Marina uma bandeira com as cores do arco iris, símbolo da comunidade LGBT.

De acordo com Sander, a intenção era que Mariana erguese a bandeira sinalizando que estava apta a dialogar com a comunidade LGBT. Marina não a levantou entregando a um assessor.

A Polêmica

Durante esta semana, um e-mail enviado por Sander a Marina teve seu conteúdo publicado pelo site A Capa, publicação destinada ao público homossexual. O assunto repercutiu nos grandes veículos de comunicação do País: Folha de S. Paulo, Veja online, Estadão (versão online).

No e-mail, Sander relembra, na sua versão, o encontro em BH onde entregou a bandeira a senadora: “Em seu ouvido eu disse: Trouxe um presente pra senhora: uma bandeira gay (...) faça como fez o presidente Fernando Henrique e o presidente Lula: Abra e a levante com orgulho pra todo mundo ver que a senhora é uma candidata que quer dialogar conosco”.

Sander prossegue dizendo que percebeu o “semblante de espanto” em Marina que teria dado “um jeitinho de me abraçar com uma mão e com a outra, por baixo, esconder, mais que depressa, o símbolo da luta do movimento homossexual brasileiro”.

O e-mail foi encaminhado não só para Marina e seus assessores, mas também para outras lideranças do PV e “alguns amigos gays” como diz o próprio documento. Sander nega o envio à imprensa.

Após a polêmica na imprensa, Marina manifestou-se sobre o assunto em seu site. Na nota, ela diz não se lembrar de qualquer menção feita pelo vereador sobre levantar a bandeira, mas afirma reconhecer a legitimidade do movimento LGBT e suas reivindicações.

Marina, que é evangélica, finaliza dizendo: “Ainda que minha conduta moral e ética integrem valores da fé cristã, que professo, não discrimino quem quer que seja e defendo plena cidadania para todos”.

Marina reafirmou ter havido um mal entendido em BH ao não entender o pedido de Sander, mas disse que não levantaria a bandeira que simboliza o segmento LGBT assim como não faz com outras bandeiras de movimentos dos quais é aliada e citou o MST como exemplo. “E alguém tem dúvida que em vários aspectos eu sou aliada (do MST)?”, questionou.

“Existem pessoas que fazem de um jeito e eu faço de outro (...) Ser aliada nãos significa ser aliada em tudo. Eu não vou levantar bandeira como não faço em relação as demais. Eu sou aliada, mas não sou o movimento em si e sempre faço questão de diferenciar”, disse.

Agora em Diante

Na sexta-feira, Sander estava em BH e falou com a reportagem do Alfenas Hoje por telefone. Disse que a polêmica foi positiva para a comunidade LGBT por ter colocado o tema na pauta de uma pré-candidata à presidência da República.

Sander afirma que a polêmica em torno do episódio é “um recado” aos demais presidenciáveis e partidos políticos para que discuta este tema em seus programas. No próprio PV, avalia, há a necessidade de criar um setor especifico para debater a questão.

O vereador reconhece o tabu em torno do tema e lembra que em 2004 - eleição que antecedeu a sua vitória para ocupar uma vaga no Legislativo de Alfenas - apenas dois candidatos a vereador assumiram explicitamente posicionamentos favoráveis as reivindicações LGBT. Em 2008, o tema apareceu – lembra – no programa de governo do prefeito reeleito Pompilio Canavez (PT).

No PV


Pré-candidato a deputado estadual pelo PV, Sander volta a polemizar ao dizer que não votará em Marina. Justifica dizendo que, enquanto cidadão homossexual, vota em quem tem compromisso com a luta do segmento.

Questionado sobre o temor de uma possível punição disciplinar no partido, Sander diz não acreditar na hipótese, uma vez que o Partido Verde é um dos poucos que posiciona-se sobre o tema. Lembra que várias lideranças do PV acolhem as reivindicações do público LGBT.

Até na noite de sexta-feira, Sander afirmou que nenhuma liderança do PV havia ligado fazendo qualquer censura ou repreendendo o que demonstraria a postura avançada do partido em relação ao tema. Marina, principal liderança nacional do PV, teria a imagem arranhada com o episódio.

Sobre a acusação de oportunismo, Sander diz que isto só parte de pessoas ligadas a grupos adversários que se vêem incomodadas com a projeção alcançada por ele na imprensa às vésperas do período eleitoral.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do PV-MG em BH. A informação é que o presidente da legenda estava viajando e que uma nota sobre o assunto seria enviada, mas o e-mail remetido a redação, já no início da noite de sexta, refere-se apenas a manifestação de Marina.

Fonte: Alfenas Hoje
Foto: André Novais/Divulgação

PM PRENDE CAÇADORES NA ZONA RURAL DE MACHADO

Na cidade de MACHADO/MG, em data de 23/0410, por volta de 20h , a Policiais Militares durante patrulhamento pela estrada vicinal do BAIRRO CAMARGO ZONA RURAL, depararam com os autores VALDEIR ERNESTO DA SILVA, 44 ANOS; CARLOS ALBERTO FERREIRA, 42 ANOS; E JAIRO CUSTODIO DE PAULA 19 ANOS, todos da cidade de Cordislândia, ocasião em que foram abordados e encontrado uma espingrada marca Rossi Cal.32, com um cartucho acoplado ao cano.

A arma se encontrava desmontada no momento da abordagem acondicionada em uma mochila, contendo, ainda, doiscartuchos de metal recarregados de mesmo calibre, uma fisga com cabo de madeira e um enxadão encavado, um facão, 01 faca, duas lanternas, um lampião, duas mochilas, um frasco de repelente, um frasco com querosene e um saco contendo em seu interior legumes, materiais estes usualmente utilizados para pratica de caça predatória, e ainda traziam consigo três cães.

Os autores foram presos em flagrante delito e encaminhados a 46ª Delegacia de Policia de Machado juntamente com os materiais apreendidos sendo as providencias de autuação ficando a disposição da Justiça.

Fonte:
164ª Cia PM

PM PROCURA GENRO QUE TENTOU MATAR ESPOSA E SOGROS EM CARVALHÓPOLIS

Na cidade de CARVALHÓPOLIS/MG, em data de 16/04/2010-Sexta Feira, por volta de 21h40m., a Polícia Militar foi acionada a comparecer no SÍTIO SÃO JOÃO, Zona Rural, daquele Município, onde segundo informações o lavrador ADRIELI GERÔNIMO, 29 anos, após chegar em sua residência, por motivos fúteis, passou a ameaçar de morte sua esposa KELY CRISTINA NARDIM DOMINGUES, 23 anos, utilizando-se de um revólver calibre 32.

Ouvindo a discussão que vinha da casa de sua filha, a Sra. MARIA DE LOURDES NARDIM DOMINGUES, 55 anos, que mora ao lado, saiu e foi verificar o que estava ocorrendo.

A Sra. MARIA DE LOURDES, ao perceber que seu genro ADRIELI esta com a arma de fogo, saiu correndo, retornando para a sua casa, fechando a porta, porém o ADRIELI sai9u em seu encalço, arrombou a porta e ao entrar da residência, foi surpreendido pelo sogro, Sr. ANTÔNIO PEREIRA DOMINGUES, 62 anos, a qual para defender a esposa Sra. MARIA DE LOURDES, desferiu uma paulada, que atingiu o autor ADRIELI na da cabeça, causando-lhe ferimento.

O autor ADRIELI reagiu com dois disparos com a arma de fogo que empunhava, sendo que um disparo atingiu o forro e o telhado da casa e o outro disparo saiu pela janela que estava aberta, ocasião que foi contido pelas demais pessoas que se faziam presente no local, momento em que retornou para a sua residência que fica nos fundos, porém ao ser informado que a Polícia Militar havia sido acionada, evadiu-se, embrenhando-se num matagal, não sendo localizado.

Assim que acionada, a Polícia Militar compareceu ao local dos fatos, assistindo as vítimas que permaneceram no local, sendo necessário deixar uma viatura no local, para tranqüilizar das vítimas, bem como para evitar a possibilidade do autor retornar e atentar contra a integridade física dos moradores, o qual antes de fugir teria ameaçado de morte as vítimas, inclusive se a Polícia fosse acionada.

Os Policiais Militares de Carvalhópolis mantêm as buscas no sentido de localizar e prender o autor ADRIELI, que possui familiares na cidade de CORDISLÂNDIA/MG, contudo há possibilidades dele ainda estar nas imediações do local dos fatos.

Fonte: Polícia Militar