04/08/2009

O CÚMULO DO ATREVIMENTO

Tem certas pessoas que realmente parecem não ter noção do cargo que ocupam. Nesse lamentável episódio de ontem na Câmara, onde o chefe de gabinete do prefeito, que também é dono do jornal local tentava filmar a reunião, o que é proibido pelo regimento interno.

O vereador Alemão ainda tentou mediar e argumentar, conseguiu colocar em deliberação no plenário se deveria permitir a continuidade da gravação, e o plenário decidiu optar por seguir o regimento interno. Foi consultado o assessor jurídico que confirmou o que reza o regimento interno e então foi solicitado que o cidadão parasse imediatamente com a gravação.

Não se sabe o motivo, mas o jornalista simplesmente ignorou a decisão do plenário, que segundo o assessor jurídico informou "in loco" o plenário tinha toda a razão de tomar, por ser soberano.

Num claro ato de deboche e desrespeito pelo poder legislativo, que é composto por pessoas democraticamente escolhidas pela população em uma eleição direta, esse cidadão que se considera acima do bem e do mal simplesmente seguiu no seu intento, que era gravar a reunião para exibir depois no site do jornal da sua família.

Mas o mais incrível não foi esse claro desrespeito ao poder legislativo durante a sessão: O PRESIDENTE NADA FEZ PARA EXIGIR O CUMPRIMENTO DA DECISÃO TOMADA EM PLENÁRIO E APROVADA PELA MAIORIA DOS VEREADORES PRESENTES!. E como se não bastasse sua omissão, o presidente ainda zombou da bancada da maioria, afirmando que não iria tomar uma decisão que ele considera arbitrária, provocando o vice-presidente em tom hirônico para que o mesmo chamasse a polícia para impedir as filmagens.

Diante desse triste episódio que sem dúvida alguma marca a política machadense como sendo o maior escândalo de toda história da cidade, temos límpido e claro que em Machado há uma nítida tentativa (concretizada) de interferência entre os poderes. E isso se constitui uma verdadeira tragédia para a democracia...

Os vereadores da tropa de choque do prefeito ainda tentaram ludibriar a opnião pública tentando inverter os fatos, mas se os vereadores que compôem o chamado BLOCO DA MAIORIA não tomarem uma atitude rápida e enérgia, sem dúvida alguma o legislativo machadense acabará caindo na mesma vala comum onde está atualmente o senado federal, onde mares de lama são lançados em vergonhosas denuncias aos montes e nada se faz para dar uma resposta à população.

A permanencia do citado jornalista como chefe de gabinete do senhor prefeito se torna totalmente insustentável, e mantê-lo no cargo após esse episódio só faz enfraquecer o prefeito diante da população que assiste a tudo horrorizada e também inviabilizar de vez o diálogo com a Câmara Municipal.

O presidente da Câmara também deve ser punido não apenas por sua omissão mas também por ter zombado dos seus pares, enfraquecendo o poder da casa legislativa que comanda. Isso cabe uma representação junto ao conselho de ética ou corregedoria na Câmara, e se os vereadores não o fizerem estarão confirmando que não merecem nosso respeito e muito menos nossa admiração.

E maus uma vez a imagem dessa administração sofre desgaste devido à imaturidade de assessores em cargo de confiança do prefeito... Ow, Roberto: ajuda a gente, senão não tem como a gente ajudar você, vai !

UMA VERGONHA... MORALIDADE JÁ !