17/07/2009

EDITORIAL: QUANDO A ESQUERDA CHEGA O PODER


Em geral políticos que militam em partidos de esquerda têm o perfil revolucionário e contestador, aliás, justamente por isso são considerados de esquerda. No entanto, os líderes esquerdistas que ascendem ao poder em geral ora se tornam tiranos e se transformam em ditadores, ora se rendem aos encantos da direita e em nome da governabilidade passam por cima da sua ideologia e sucumbem ao imperialismo econômico.

Isso aconteceu no Brasil. Ao ganhar a presidência da república, numa chapa composta com o alto empresariado brasileiro, tendo com vice um legítimo representante da aristocracia burguesa capitalista. Ao aceitar a aliança com Zé Alencar, um rico e influente empresário do setor têxtil Lula conseguiu enfim chegar ao poder, porém seu pseudo-sonho de mudar o mundo escorrer por entre os dedos.

Ao “vender a alma ao diabo” para ganhar a eleição o sindicalista cheio de sonhos se viu na qualidade de algoz dos seus pares, e o exemplo disso foi a revoada do PT rumo a outros ninhos como PSOL e PC do B, onde perdeu boa parte dos petistas “históricos” e a maioria dos intelectuais de esquerda que ajudaram a fundar o partido, como Plínio de Arruda Sampaio e o deputado Babá, bem como Heloisa Helena.

Lula só se mantém “bonito na foto” porque seu público alvo muda com o andar do seu governo. Hoje os seguidores de Lula não são mais os marxistas leninistas da década de 60 e nem os sindicalistas dos anos 70 e 80... Lula tem uma assessoria de marketing invejável e sabe se manifestar de forma a agradar qualquer público a que se dirija, pois usa exatamente palavras específicas destinadas àquele tipo de platéia: eis o segredo de sua alta popularidade.

Já Mr. Obama não consegue o mesmo feito lá pelas bandas da terra de Tio San. Ao visto é esse exatamente o motivo para ele expressar tamanha admiração pelo nosso amado “sapo barbudo”. Lula compra quem lhe convém e tira do seu caminho pelo paparico. O resultado acaba sendo o mesmo dos assassinatos cometidos durante a ditadura: tirar do seu caminho, inimigos que possam atrapalhar seu caminho. Na ditadura se matava em nome da moralidade e legalidade, e no governo petista se persegue e se compra pessoas em nome da governabilidade. Então os fins justificam os meios ou não?

O maior exemplo da maneira como o PT costuma lidar com seus possíveis adversários, é a relação que o governo atual mantém com a UNE. Uma relação incestuosa e ambígua. A mesma UNE que foi crucial em acontecimentos da vida publica brasileira como nos protestos contra a ditadura militar e no movimento do “fora Collor”, onde demonstrou força e garra na luta contra o que acreditava, agora se vende deslavadamente ao governo.

No 51º Congresso Nacional da UNE que ocorre essa semana em Brasília, o principal evento, acreditem ou não, foi uma manifestação pública de repúdio à instalação da CPI da Petrobrás. Oras, uma CPI só vem trazer à luz o que ficou por tempos escondido, e a transparência é sempre importante à democracia. Então por que motivos a UNE se movimenta contra a transparência?

A resposta infelizmente está atrelada à estatística. A Petrobrás liberou esse ano simplesmente dois milhões e meio de reais em verbas para a UNE, o que significa quase 50% do orçamento anual da entidade, e esse valor é exatamente 54% maior do que as verbas do ano passado, que por sua vez é infinitamente superior ao do ano anterior. Motivo do aumento da verba? Lula precisa da opnião pública a seu favor para tentar desmoralizar publicamente a CPI, sobre a qual vem perdido gradativamente o controle.

Temos em nosso país instalado oficialmente o Reino de Alice no País das Maravilhas. O que vemos na maioria da imprensa é que tudo anda às mil maravilhas com nosso país, e temos uma onda de otimismo inabalável emanando de nosso presidente e contaminando a todos. Porém o que temos é uma economia apenas se estabilizando, e tudo fruto de um plano econômico que se iniciou no governo de Itamar Franco, hoje no PPS, quando era presidente da república. Aos fracos de memória, Fernando Henrique Cardoso implantou o plano real quando era ministro da fazenda de Itamar, e se elegeu à presidente por dois mandatos graças ao sucesso do plano econômico.

Portanto se hoje temos uma economia estável isso é fruto do trabalho de homens considerados de direita e de centro esquerda, e se o clima otimista se mantém isso é fruto do sacrifício do sangue de intelectuais de esquerda que se decepcionaram com esse governo hipócrita mas, que possui excelentes marketeiros.

E por isso temos tantos escândalos sucessivos, que não são mais do que simplesmente golpes publicitários para tentar desviar o foco de atenção do verdadeiro problema: A ESQUERDA CHEGOU AO PODER MAS NÃO SABE O QUE FAZER COM ELE !