28/10/2010

NOTA DE FALECIMENTO


O polvo Paul, que ganhou fama durante a Copa do Mundo da África do Sul por acertar os resultados dos jogos da Alemanha, morreu na última terça-feira (26) em seu aquário em Oberhausen.

O famoso cefalópode acertou ao longo do torneio, além dos resultados dos jogos disputados pela seleção alemã, a final entre Espanha e Holanda.

Conhecido como "oráculo animal", Paul era atraído com mexilhões colocados em dois recipientes iguais adornados com as bandeiras dos países que iriam se enfrentar.

Logo em seguida, o polvo escolhia um dos dois recipientes para comer os mexilhões, e esse mesmo país identificado por bandeiras acabava vencendo os confrontos.
Polvo, que morreu na terça-feira, já foi homenageado por torcedores na Espanha


O polvo Paul, que acertou os vencedores de várias partidas da última Copa do Mundo e morreu nesta terça-feira, terá uma rua com seu nome em uma localidade da ilha de Elba, na Itália. Segundo os habitantes, o molusco foi pescado nas águas do local há sete meses.

Um dia após a morte do polvo por causas naturais, no Aquário Sea Life de Oberhausen (Alemanha), a Prefeitura de Marina di Campo, no sul da ilha toscana, informou que dedicará uma rua ao famoso animal.

"Ainda não se sabe o que escrever na placa: 'Rua polvo Paul, adivinhador' ou 'Travessa polvo Paul, infalível adivinho de eventos esportivos'", relatou a administração em uma nota.

O que é certo é que a placa comemorativa estará escrita em inglês e em italiano, e dará nome a uma via que une a praia de Marina di Campo com a enseada do Porto Caccamo, muito perto do aquário onde o polvo passou os primeiros dias de vida.

Existe, no entanto, outra versão sobre sua origem segundo a qual Paul teria origens inglesas. Para desfazer qualquer dúvida, a cidade italiana já concedeu ao polvo, há um mês, um certificado de nascimento no qual ratifica suas origens italianas

Fonte: Reuters