31/05/2010

Professor machadense é empossado reitor em Brasília

O professor Sérgio Pedini foi empossado hoje de tarde como reitor do Instuto Federal do Sul de Minas, em Brasília, em solenidade presidida pelo Ministro da Educação,Fernando Haddad e contou também com a participação do Secretário da Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) Eliezer Moreira Pacheco e do antigo Reitor do Instituto, Professor Rômulo Eduardo Bernardes da Silva.


Professor Pedini tem agora sob seu comando, além do campus de Machado também os campi de Muzambinho e de Inconfidentes, sendo a sede da reitoria na cidade de Pouso Alegre.
Professor Sérgio Pedini é Engenheiro agrônomo, mestre em administração rural e doutorando em administração pela Universidade Federal de Lavras. Com experiência de atuação no apoio à agricultura familiar e à agroecologia, ingressou na Rede como professor em 1999, na então Escola Agrotécnica Federal de Machado, local em que ministrou as disciplinas de agroecologia, agricultura orgânica, administração, certificação socioambiental, entre outras, em sua maioria lecionadas em cursos técnicos.

Implantou, em 2000, a unidade de processamento e pós-colheita de café, referência na região Sul do Estado e que atende produtores e suas organizações desde então. No mesmo ano coordenou a I Conferência Internacional de Café Orgânico e Comércio Justo, projetando o Campus Machado no cenário nacional e internacional.

Foi Coordenador de Integração Escola-Comunidade de 2003 a 2005, Diretor do Departamento de Ensino de 2006 a 2008 e Pró-Reitor de Ensino do IFSULDEMINAS de 2009 até o momento. Foi coordenador do curso superior de tecnologia em cafeicultura do campus Machado desde sua criação até seu reconhecimento pelo INEP. Representou Machado na elaboração da proposta da Chamada Pública de criação do Instituto IFSULDEMINAS. Foi eleito Reitor do IFSULDEMINAS para o período 2010/2014 com 89, 9% dos votos válidos.

Fonte e Fotos: IFSULDEMINAS