08/08/2010

Porque eu voto 50 - Plínio de Arruda Sampaio - PRESIDENTE

O dia 26 de julho deste ano marca a chegada de Plínio Arruda Sampaio aos 80 anos de idade. Em 2010, Plínio também completa 60 de vida pública internacionalmente reconhecida pela coerência socialista. Promotor público aposentado e mestre em desenvolvimento econômico internacional pela Universidade de Cornell (EUA), Plínio já foi deputado federal por três vezes - uma delas na Constituinte de 1988 -, sub-chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo (1959-1961), secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura da capital paulista (1961). Por sua firme atuação em defesa de uma verdadeira reforma agrária e dos direitos dos trabalhadores, Plínio foi um dos cem primeiros políticos cassados pelos militares e viveu doze anos no exílio. Entre 1965 e 1975 exerceu o cargo de diretor de Programas de Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), coordenando projetos de reforma agrária em toda a América Latina e na maioria das nações caribenhas. Fundador do Partido dos Trabalhadores, foi o autor do primeiro estatuto do PT, que assegurava à militância o poder de decisão sobre os rumos da agremiação. Candidato ao Governo do Estado de São Paulo em 1990 e em 2006, Plínio tem sua trajetória de vida e militância estreitamente vinculada à esquerda católica e à defesa do direito à terra para os trabalhadores. Em 2005, deixou o PT por não concordar com os rumos tomados pela sigla e ingressou no Partido Socialismo e Liberdade. Atualmente é presidente licenciado da Associação Brasileira de Reforma Agrária e diretor do portal de notícias Correio da Cidadania. Relembre ou conheça abaixo a história de Plínio Arruda Sampaio e seu papel em momentos decisivos da luta para construção de uma verdadeira superação das tragédias históricas brasileiras - a segregação social e a dependência externa que amarram o desenvolvimento de nosso país - e em defesa do socialismo democrático.

Hamilton Assis, 47 anos, é um lutador baiano de larga experiência nos movimentos populares. Herdeiro do espírito de luta do nosso povo, o candidato a vice na chapa do PSOL tem a mesma história da imensa maioria dos brasileiros: filho de migrantes pobres do interior, negro e lutador.

Nascido e criado no bairro do Pau da Lima, em Salvador, iniciou sua militância nas comunidades eclesiais de base da igreja católica e no movimento popular em associações de bairros, no início da década de 80, combinando a ação local com a luta contra a ditadura militar e por liberdades democráticas.

Pedagogo e servidor público da Secretaria de Educação do Município de Salvador, por sua atuação no movimento sindical, Hamilton Assis foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na Bahia entre 1993 e 1996.

Foi militante do PT por 23 anos, inclusive ocupando cargos de direção estadual no partido, do qual se desfiliou em 2005 para construir o projeto da nova alternativa socialista e libertária que é o PSOL.

Hoje Hamilton é membro do diretório nacional do Partido Socialismo e Liberdade, presidente do diretório municipal da legenda em Salvador e um dos articuladores da Intersindical e do projeto de construção de uma nova central combativa dos trabalhadores.
FUJA DA ESQUERDA CAVIAR ! PREFIRA A TRADICIONAL...

NÃO ANULE SEU VOTO, NEM VOTE EM BRANCO

NÃO VOTE EM QUEM TÁ NA FRENTE NAS PESQUISAS... CAMPANHA PELO VOTO CONSCIENTE ! SÓ DEPENDE DA GENTE MUDAR O MUNDO!

SE TODOS PENSARMOS DA MESMA MANEIRA, PLÍNIO TEM CONDIÇÃO DE CHEGAR NO SEGUNDO TURNO !