15/08/2009

VIVA SANTO ANTÔNIO DO CATEGERÓ

Todo povo tem seu lado místico. E a externação dessa religiosidade é algo bonito de se ver. Em Machado a maior manifestaçao religiosa e folclórica da cidade é a FESTA DE SÃO BENEDITO. Ou ao menos era, visto estar ameaçada a realização da festa esse ano.

Vários setores da sociedade que já há tempos lutavam contra a realização dessa festa se aproveitaram dessa onda de terror que vem sendo imensamente explorada por pessoas inexcrupulosas para tentar colocar em cheque um patrimônio cultural de nossa cidade.

Os comerciantes da cidade sempre se colocaram contra a realização da festa, principalmente por causa da chegada de "barraqueiros" de outras cidades para vender produtos de qualidade duvidosa a preços convidativos.

Jamais questionaremos aqui a revolta dos comerciantes que pagam impostos e geram não apenas emprego como também renda na forma de impostos na nossa cidade, ao contrário dos oportunistas barraqueiros que vêm como gafanhotos em busca de alimento, e após a festa levam o dinheiro do nosso povo embora sem deixar em troca nenhum tipo de benefício, muito ao contrário, pois o que deixam é um rastro de destruição e sujeira por onde passam.

No entanto, esse ano aos comerciantes se juntou uma empresa gráfica da cidade, que também é proprietária de um jornal e que se revoltou com a organização da festa pelo fato de a Assossiação dos Congadeiros ter encomendado o programa (cartaz) da festa em uma gráfica de outra cidade, provavelmente por terem encontrado melhor preço e melhor qualidade.

Estava então montada a campanha para a desmoralização da Festa de São Benedito. E como se não bastasse tudo a prefeitura recebeu um ofício da promotoria recomendando que seja cumprida a lei no tocante à prevenção de incêndios e à prevenção da gripe suina. A prefeitura ao invés de providenciar que fossem cumpridas as exigências, optou pela não emissão de alvarás para a colocação de barracas ao longo das ruas do entorno da Praça.

Não podemos de maneira alguma colocar a culpa da não realização da festa na pessoa da promotora de justiça da comarca, afinal ela apenas fez cumprir a lei. Ela não proibiu a realização da festa... Apenas impôs regras nos termos da lei. Agora, se a prefeitura não teve tempo ou competência de cumprir essas exigências, não é culpa da promotora, e sim da PREFEITURA !

A Folha Machadense traz na sua edição de ontem a reprodução do oficio, e seria bom a gente se atentar à parte em que que a promotora pede informações sobre "plano de mitigação do contágio, bem como proposta de ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO MÉDICA devidamente aprovado pela secretaria de saúde do município"(sic).

Ou seja... A PROMOTORIA NÃO PROIBIU A FESTA, E SIM PEDIU UM PLANO DA PREFEITURA PARA COIBIR O CONTÁGIO...

SE A PREFEITURA NÃO PROVIDENCIOU ISSO FOI POR INCOMPETÊNCIA OU MÁ VONTADE DO SECRETÁRIO DE SAÚDE.


Que as autoridades então assumam sua culpa e parem de usar a imprensa para vender a imagem de bons moços.
E VIVA SANTO ANTÔNIO DO CATEGERÓ ! Porque São Benedito ao visto já era...