24/03/2010

Quem dá esmola, não dá futuro!




Dar esmolas é algo que muitas pessoas fazem, com a melhor das intenções. Mas nem todos sabem que dar esmola deixam as pessoas cada vez mais presas ao mundo da exclusão social. Grande parte do dinheiro arrecadado através de esmolas tem destino certo: álcool e drogas. Na rua, além de estar longe da família, os andarilhos perdem sua dignidade e sua cidadania.

ARREDORES DA RODOVIÁRIA SÃO PONTOS PREFERIDOS


Um levantamento feito pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social aponta os arredores da rodoviária como os locais onde mais se concentram os andarilhos.

05 MOTIVOS PARA NÃO DAR ESMOLAS:

1. Dar esmola aos andarilhos ajuda a mantê-los em situação de vulnerabilidade social, perpetuando a pobreza.
2. Andarilhos que ficam jogados pela rua têm sua saúde e vida roubada.
3. O dinheiro dado aos andarilhos, na maioria das vezes, é para compra de bebidas e drogas.
4. Nas ruas, os andarilhos estão expostos a dois tipos de violência: físico e moral.
5. Existem maneiras mais eficientes de ajudar os andarilhos.


COMO AJUDAR ANDARILHOS QUE MENDIGAM PELAS RUAS

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social tem programas que acolhem e encaminham os andarilhos para entidades de recuperação, além de programas de acolhimento que oferecem acesso aos serviços públicos e acompanhamento de profissionais. Mas, para isso, primeiro eles precisam querer e aceitar ajuda e enquanto eles tem dinheiro para consumo de bebidas e drogas preferem viver jogados pelas ruas pois já perderam sua esperança e dignidade.
Em vez de dar esmolas, encaminhe o andarilho à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social ou acione através do telefone: 3295-1806 ou 3295- 3026. A polícia militar também é parceira neste trabalho, podendo ser acionada a qualquer momento através do 190 para que ela mesmo faça o encaminhamento à SETRADS. Você pode ajudar também fazendo doações à entidades que tratam e recuperam os andarilhos e que estão prontas para acolhê-los, alimentá-los e possibilitar uma vida diferente à que eles estão fadados. Em Machado existem duas entidades de acolhimento: Missão Vida Nova e ACRENOC. Ajude! Seja solidário!

Quem quiser encaminhar andarilhos de rua para abrigos e albergues pode ligar para a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social – tels. 3295-1806 ou 3295-3026, falar com Bruna, Paulo ou Evanize.


“Não dê esmolas. Dê futuro!”