23/07/2010

Musica folclória marca festividades de tombamento da Festa de São Benedito

Está acontecendo nesse exato momento, na Praça de São Benedito, um ato público cultural em comemoração ao REgistro da festa de São Benedito, como patrimônio Cultural Imaterial do Povo de Machado.

A programação começou às 19h, com uma Missa campal em Ação de Graças ao Registro, em seguida a oficialização do Registro com assinatura no livro pelas autoridades competentes, Conselho e Gestores da Festa, descerramento da placa, queima de fogos, às 21h acontece as apresentações das Congadas de Machado, e às 21h30min, Show do cantor e compositor Raimundo Andrade e banda, com um repertório de canções próprias ligadas às tradições das Congadas do Sul de Minas.

O evento é realizado pela Prefeitura com apoio de toda comunidade Machadense e de todas as Congadas do município.
O CANTOR RAIMUNDO ANDRADE:

Raimundo Andrade é natural de Pouso Alegre e reside há mais de 20 anos em Varginha, onde desenvolve suas pesquisas folclóricas, sempre resgatando e registrando o valor da tradição das Congadas. Participou do Grupo Imbuia que fazia música de raiz e na década de 90 fez muito sucesso cantando em várias cidades da região do sul de Minas Gerais. Após separar-se deste grupo, continuou com seu trabalho solo, sempre pensando em produzir seu próprio CD "BUMBEIRO DE CONGADA" que traz músicas de vários estilos e com uma multiplicidade no cantar. O CD traz várias faixas como "Bumbeiro de congada" e “Tatu e lua” que foram gravadas com o Terno de Congada N. S. do Rosário da cidade de Silvianópolis -MG, mostrando assim sua preocupação com o resgate das festas folclóricas, principalmente CONGADA e FOLIA DE REIS, tão ricas em sons e ritmos afros. A 2ª edição do CD contém uma faixa com imagens de sua apresentação no 2º Festival Viola de Todos os Cantos, da EPTV/GLOBO, com um público de 20.000 pessoas cantando com entusiasmo e de pé, sua música.

Raimundo deixa transparecer neste CD todo o seu potencial de voz que vem encantando platéias por onde passa e recebendo elogios de críticos especializados, como Kiko Ferreira do jornal Estado de Minas (12/01/2002): “Raimundo Andrade é um compositor de boas possibilidades e um intérprete versátil, capaz de render bem nas mãos de um produtor experiente”.

Participou várias vezes do programa "Caminhos da Roça” produzidos pela EPTV/GLOBO de Ribeirão Preto com abrangências para todo o interior de SP e MG entre 2002 e 2004. Participou do Conexão Telemig Celular em Varginha, no dia 02.05.2003, fazendo a abertura para as bandas Berimbrown e Babilack Bah de Belo Horizonte. Fez abertura dos shows de Daniel, Almir Sater, Renato Teixeira, Pena Branca e Zé Geraldo no Teatro Capitólio e na Feira da Paz em Varginha.

Foi selecionado entre mais de 1.800 músicas inscritas no festival “Viola de todos os cantos” da EPTV/GLOBO, onde ficou em 2º lugar com “TATU E LUA”. Foi classificado entre mais de 2.100 músicas para o 2º Festival “Viola de Todos os Cantos” onde ficou classificado em 3º lugar na categoria Regional com “BENEDITO”, na final em Varginha. Em 2010, com a música "ZÓIO D'ÁGUA”, foi o vencedor do festival Viola de Todos os Cantos, realizado em junho pela EPTV, na cidade de São Carlos/SP.

Participou do FÓRUM CULTURAL MUNDIAL em São Paulo no dia 02/07/2004, no Parque Anhembi, apresentando as músicas “TATU E LUA” e “BENEDITO” com a participação do Terno de Congo Nossa Senhora do Carmo de Poços de Caldas/MG, que o acompanhou nas suas apresentações no 2º Festival “Viola de Todos os Cantos” do mesmo ano.

Em 04 de setembro de 2005, foi o vencedor ‘1º LUGAR’ do 35º Festival da Canção de Boa Esperança, o mais antigo do país, mostrando sua música "ZÓIO D'ÁGUA”, concorrendo com 1.060 músicas do país todo e, conseqüentemente, indicado para a final da CONEXÃO TELEMIG CELULAR DE MÚSICA de 2005 que aconteceu em Belo Horizonte no dia 21/10/2005, no Parque Municipal.

Sua música TREM MINEIRO foi escolhida para ser o HINO das cidades formadoras da AMBASP (Associação Municípios do Baixo Sapucaí) no encontro de conclusão do curso CIDADES CULTURAIS, em Varginha, com a presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira. Neste evento, Raimundo Andrade recebeu o certificado de Agente Cultural.

Compôs a música “Mar de Minas” a pedido da EPTV/GLOBO para abertura de seu documentário sobre FURNAS, em 2007. Gravou, em 2009, com o Grupo Imbuia, o DVD onde registram uma parte do repertório do grupo que marcou época na cultura de Pouso Alegre. Será lançado em breve com um grande show a ser divulgado oportunamente.Raimundo Andrade traz consigo o canto do povo e a marca das festas regionais do sul de Minas Gerais, interagindo com as comunidades carentes reforçando e desenvolvendo nelas a auto-estima através da música e dos verdadeiros valores culturais deixados pelos seus antepassados.

Em Machado, o show terá entrada franca, e Raimundo promete esquentar o público com seu rico repertório tanto de MPB, raiz, e principalmente os temas ligados às Congadas.

Fonte e Foto: Varginha On line