07/07/2010

Entrevista com o escritor Luis Alves Junior


Machadense, reporter investigativo que já atuou em tres jornais no sul de Minas, no seu quinto livro, José Luis Alves Junior nos deu a honra de conceder uma entrevista na redação do nosso Portal de Notícias.

De volta à nossa cidade após uma década radicado em Curitiba, onde atuou em diversos setores da iniciativa privada empresarial, educacional e conciliando sempre seu trabalho literário, tendo participado da Bienal do Livro de Curitiba, onde lançou seu quarto livro, "Olá meu bem!", onde colheu relatos sobre a vivência de meninas que foram iniciadas na prostituição ainda na adolescência, sendo um desses casos ocorrido em Machado na decada de 90.


Machado News – De que forma aflorou esta veia literária em você?

Luiz Alves – Eu não me sinto escritor, embora, tenha me tornado um, da nova Era Modernista, onde se encontram os mais belos escritos por muita gente bacana, que vem escrevendo excelentes gêneros literários.

Machado News – Quando e em que ano se deu os sinais desta inspiração?

Luiz Alves – Foi no fim do século passado, precisamente em 96, quando aluno do Colégio Iracema Rodrigues, esboçava em sala de aula versos na ultima folha do caderno, que vieram a se tornar seis livros de poesias, sendo cinco inéditos, ainda não publicados.

Machado News – Você é filho da terra, Machadense?

Luiz Alves – Não sou nascido em Minas, embora me sinta mais um neste belo Estado, de montanhas altas e clima tropical; nasci em Pirassununga (SP), vindo a mudar para Machado com poucos meses de vida. Minha família é daqui, nascida aqui, minha mãe é machadense.

Machado News – Como foi o percurso até o primeiro livro?

Luiz Alves – Bem sinuoso, eu diria, com inúmeros obstáculos, porém, não deixei me abater, ao contrário, segui com a perseverança e garra que sempre tive, indo em direção aos meus objetivos, sendo determinado e contando com alguns amigos preciosos, que sou grato eternamente.

Machado News – Poderia dar o nome de alguns destes amigos?

Luiz Alves – São pessoas que mantenho uma grande afetividade, grandiosas por dentro, algumas que já partiram para o plano superior, mas que deixaram marcas, por seus gestos e ações. Não quero enumerá-las, correndo o risco de esquecer-me de algum, mas garanto que, a caminhada inicial foi fundamental o apoio destas pessoas tão iluminadas.

Machado News – Seu primeiro trabalho lhe rendeu dádivas e frutos?

Luiz Alves – Posso dizer que foi compensador ter o retorno pessoal que tive no primeiro trabalho, ainda mais por ser um escritor em inicio de carreira, sem reconhecimento por parte do público intelectual e das mentes pensantes de nossa cidade, porém, foi maravilhoso ter visto meu esforço valer à pena, bastante compensador.

Machado News – Após este livro, em que área atuou?

Luiz Alves – Antes do lançamento do livro “O Caminho do Amanhã”, que ocorreu em 98, na década de 90, bem no inicio, em atuei na Imprensa escrita, através de um amigo familiar e proprietário na época do Jornal da Cidade, em Poços de Caldas, acabando por tomar gosto pela profissão.

Machado News – Mas em machado, atuou na Imprensa?

Luiz Alves – Sim, foi no final de 97, a convite do proprietário e editor da Folha Machadense, Prof. José Vítor, atuando como repórter e sendo um colaborador daquele veículo de informação.

Machado News – É verdade que veio a ter atritos com o pessoal da Folha, devido a sua entrada no quadro societário do Jornal Gazeta das Geraes?

Luiz Alves – Claro que não!, Esta informação não procede, pois, mesmo estando em outro veículo de Imprensa, com outra linha editorial, eu tinha um bom relacionamento com o pessoal da Folha, como tenho nos dias atuais, em respeito ao papel deles, pela pessoa ímpar que é o Prof. José Vítor.

Machado News – Quantos livros publicou até o momento e quantos ainda virão?

Luiz Alves – Não tem como dizer quantos ainda poderão vir, porém, posso comentar o que já está aí, com um total de duas participações em antologias literárias “O Sonho” e “E Por Falar em Amor” e três livros meus “O Caminho do Amanhã”, “Olá Meu Bem!” e “Cansadas de Sofrer...”, com um contrato para outros três livros pela Comunicare, um a cada ano.

Machado News – E como foi chegar neste patamar, de ser reconhecido por uma editora de porte médio, tendo uma das maiores livrarias do sul do país (Livrarias Curitiba) por trás, para divulgar e distribuir seus trabalhos por todo o Brasil?

Luiz Alves – Quando penso em tudo que fiz, nos diversos “nãos” que recebi e continuei, sinceramente, paro e vejo que além da teimosia sou muito persistente, pois, outro em meu lugar desistiria de seu sonho rapidamente; o caminho não é nada fácil, tendo que ter uma certa flexibilidade no lidar com estes editores, sem contar que, é preciso ter um bom trabalho a se mostrar.

Machado News – É fácil publicar um livro, quais os passos?

Luiz Alves – Se a pessoa que escreveu um livro, não importa o gênero, desejar fazê-lo de forma independente é fácil, basta encontrar uma editora que tenha cadastro na Biblioteca Nacional, para que se tenha o numero do ISBN, que é o código de barras, pois, sem ele, o livro não pode ser comercializado pelas grandes livrarias, sem contar os registros da Câmara Brasileira do Livro – CBL e Biblioteca Nacional; estes registros podem ser feitos via net, porém, o manuscrito deve ser enviado via Correios e rubricado cada página ao Rio de Janeiro, para a Biblioteca Nacional, para se obter o registro da obra, que vale por 50 anos.

Machado News – Como aprendeu sobre como editar da forma correta?

Luiz Alves – Com erros e acertos no primeiro trabalho, mas não posso culpar a falta de informação no início, dada a minha inexperiência, porém, hoje, sou um escritor que se preocupa com o que escrevo, o tema abordado por mim, enfim, dou muita importância ao conteúdo, com qualidade na grafia e no papel a ser usado para publicar, sempre buscando o melhor.

Machado News – Quais seus planos futuros em retorno a Machado?

Luiz Alves – Me dedicar ao fim de minha graduação (Pedagogia – Facinter/Varginha), por estar no ultimo ano, além de dar prosseguimento aos meus escritos, haja vista que, tenho um livro para publicar em 2012 pela Comunicare, sem mencionar o grande retorno ao que mais amo, escrever para o povo a verdade, tão mencionada em meus trabalhos.

Machado News – Seria o retorno à Imprensa sul - mineira?

Luiz Alves – não diria retorno, mas sim, um afloramento de idéias compatíveis com a realidade tratada, vinculada com os anseios de toda comunidade, em ter uma Imprensa isenta, transparente, imparcial e sem mentiras, que aborda assuntos delicados sem medo de retaliações, das diversas esferas, com um único propósito, dar ao povo voz, onde os mesmos são calados na Câmara, devido a mudança de horário nas reuniões de segunda.


Machado News –
Mas isso então é uma volta à Imprensa?

Luiz Alves – O que posso dizer é que, no momento me dedico aos meus trabalhos acadêmicos, em minha formação e na minha família, além da divulgação do novo trabalho “Cansadas de Sofrer...”. Em relação ao meu retorno na carreira jornalística, ainda é cedo para se dizer algo, mas tenham uma única certeza, que se eu voltar, o farei de forma isenta, como o fiz no passado, na Gazeta.
Machado News – Professor, a Equipe do Machado News lhe parabeniza pelo lançamento do novo livro e te deseja boa sorte nessa nova empreitada em sua volta aqui pelas terras altas do sul de Minas !

Luiz Alves –Eu só tenho a agradecer pelo espaço que me concederam e pelo maravilhoso café organico que me foi servido durante essa agradável entrevista na redação do Portal Machado News. E aguardo todos no lançamento do nosso livro dia 31 !

Capa do ultimo livro a ser lançado no dia 31/07 na Biblioteca Municipal pela AML –
Academia Machadense de Letras.