12/07/2010

Email recebido do grande amigo Professor João Alexandre

"Em anexo um breve texto sobre o "brochar" de alguns blogs e opiniões no Orkut sobre Machado, fique a disposição para publicar no Machado News (um dos poucos blogs que ainda nos mantem informado do que está ocorrendo em Machado, com uma crítica coerente e jornalismo impacial).
Onde foi parar aqueles outros blogueiros e orkuteiros hein, Rogers ?
Abraço(sic)

"O brochar dos blogs machadenses
O advento da internet e das redes virtuais sociais (Orkut,Twitter,Facebook e Blogs) vieram definitivamente para marcar um novo paradigma nas relações sociais e no jornalismo de massa. Antigamente um ou outro jornal.Esta ou aquela rádio poderia fornecer informação e formar opinião. Com a internet a informação (verdadeira, especulativa ou falsa) foi democratizada. Qualquer cidadão, jornalista ou não, escrevendo no padrão culto da língua ou no popular “internetês” pode opinar e informar sobre qualquer assunto referente aos problemas de sua cidade.
Em minha terra natal, Machado no Sul de Minas não é diferente, blogs e comunidades virtuais vêm propondo debates a cerca das questões políticas no município. No processo eleitoral de 2008 e no primeiro ano da gestão petista na cidade, situacionista e oposicionista travaram conflitos de ego, vaidade, informação, inteligência e pseudo-intelectualidade nas comunidades do Orkut defendendo seus argumentos muitas vezes saudáveis e gostosos de dialogar, outras vezes denegrindo a imagem em fakes (perfis anônimos) não tendo a coragem de mostrarem a sua identidade.
Pois bem terminou a Copa do Mundo (deu Espanha!) e daí ? Há sim agora começa o processo eleitoral e este ano a justiça eleitoral liberou a ferramenta da internet para campanha virtual. Apesar de não residir em Machado a mais de cinco anos e me informar sobre as notícias da cidade apenas por meios eletrônicos observo na rede (internet) certo “brochar” de alguns blogs que criticavam e defendiam a atual gestão e agora se calaram, mudaram seu foco jornalístico, não se atualizaram e alguns até saíram do ar.
Como machadense não residente na terrinha, eu pergunto aos amigos, o que se deve o “brochar” dos blogs machadenses? Cadê os blogueiros e orkuteiros de plantão que vive o cotidiano político da cidade ? A internet (democratização da mídia) está aí pessoal, cadê vocês ?

Abraços e mãos (teclas) a obra.

Prof. João Alexandre Moura
(machadense, radicado em Poços de Caldas,MG)"