08/08/2009

Repercussão dos acontecimentos da última reunião da Câmara Municipal

O assunto da semana em todas as rodas da cidade foi o escândalo causado pelo chefe de gabinete do prefeito e jornalista da Folha Machadense ao se recusar a obedecer decisão tomada pelo plenário da Câmara em não permitir a filmagem da sessão.

Em princípio o bloco da maioria agiu baseado no regimento interno da casa, e por outro lado o jornalista continuou a gravar alegando ter esse direito garantido pela Constituição Federal, que é a lei magna do país.

Como em todas as polêmicas, existem 3 versões: a de quem acusa, a do acusado e a correta. Cabe a nós do Machado News então analisar o ocorrido com ISENÇÃO, visto que não somos parte envolvida.

Na edição de hoje da Folha Machadense saiu em duas enormes páginas críticas aos vereadores do chamado bloco da maioria, com direito inclusive a fotos, acusando os mesmos de "censores da ditadura".

Queremos ressaltar que nosso objetivo aqui não é defender os vereadores e muito menos acusar o jornalista. Estamos aqui tão somente para cumprir nosso dever de informar com IMPARCIALIDADE e ISENÇÃO.

Analisando o ocorrido na reunião temos duas situações: o fato de o jornalista gravar a reunião (ato esse que consideramos legítimo e correto)e o lamentável ocorrido da desobediência do jornalista ao continuar a gravação mesmo após comunicado da descisão do plenário, que democraticamente deliberou a proibição.

Então temos duas perguntas: Tem o jornalista direito de gravar? Sim. Agora, está correto o jornalista desobedecer uma descisão do plenário da Câmara, que é soberano? Não.

Agora temos de ser justos. O bloco da maioria se mostrou totalmente perdido e sem ação quando o jornalista se recusou a cumprir o determinado. Os vereadores que questionaram a legalidade da gravação não podiam ter permitido a continuidade dela.

Então... Errou o jornalista por desobediência, errou o presidente da casa por não tomar atitude e fazer valer a descisão do plenário e também errou os vereadores do bloco da maioria por omissão. TODOS ERRARAM !

Agora cabe a cada um dos envolvidos corrigir seus erros. Ao presidente e ao jornalista nada que fizerem vai dimunuir seus erros, mas os vereadores da oposição ainda podem mostrar que têm pulso firme e cobrar das autoridades e utilizando os canais competentes a punição dos envolvidos.

O presidente pode ser ser denunciado à corregedoria da casa por falta de decoro ou algo parecido, e o jornalista pode (e deve) ser denunciado por crime de desobediência, nos termos do Código Penal Brasileiro. E no caso do jornalista há ainda um agravante, que como ele acumula o cargo de chefe de gabinete do prefeito pode ser caracterizado como intromissão de poderes,uma vez que a gravação pode ser muito bem um meio de coação aos vereadores nas votações de interesse do executivo.

Que fique bem claro: a população está cansada de impunidade! Se os vereadores do bloco da maioria não tomarem providência quanto à punição ou ao menos a denúncia do jornalista e do presidente da Câmara, a população entenderá que são todos "farinha do mesmo saco" e só visam interesses próprios, afinal o presidente ainda tem mais seis meses de mandato e cabe a ele autorizar as tão admiradas "diarias de viagem" aos vereadores, que se deliciam em idas e vindas à capital mineira.

O povo está cansado de ver "baixaria" no legislativo. Da Câmara de Vereadores de Machado ao Senado Federal o clima é de impunidade, e a população clama por justiça...

MORALIDADE JÁ !

VEREADORES: Mostrem que não são todos iguais... Mostrem que não são cópias de Sarney e de Renan Calheiros... Mostrem que a Câmara do Machado não está podre como o Senado Federal... Enfim... MOSTREM A QUE VIERAM !

"A bravura provém do sangue, a coragem provém do pensamento."
(Napoleão Bonaparte)

APETITE VORAZ !

O nosso prefeito teria de superar Jesus Cristo para conseguir agradar todas as pessoas que o apoiaram na campanha pela prefeitura.

PT, PC do B, PMDB, PPS, PSDB... Todos querem participar da administração. Todos querem ver suas idéias serem postas em prática... TODOS QUEREM CARGOS!

E verdade seja dita... O apetite de alguns é tão voraz que o prefeito não tem como cumprir com todos, e logicamente há muitos descontentes com a administração entre os amigos e correligionários do prefeito.

A população, que esperava mudanças significativas tem de se contentar com alguns ajustes aqui e outros acolá, e à véspera de completar um ano da eleição, nada temos de novo e tudo continua "como dantes no quartel de abrantes".

Mas será que podemos culpar apenas o prefeito? Em parte sim, afinal quem tem a caneta é quem se torna responsável pela nomeação dos seus auxiliares. Essa administração tem um dos piores quadros de assessores de toda a história da prefeitura de Machado, e os que não são mal intencionados simplesmente são incompetentes. Poucos se salvam...

Lógico que há excessões, mas na sua grande maioria os funcionários em cargo de confiança dessa administração não estão cumprindo a contento com suas funções. Já está mais do que na hora do prefeito promover uma reforma no seu secretariado, a começar pela sua Chefia de Gabinete, que é pivô de um grande escândalo que acabou por colocar o prefeito numa difícil situação essa semana com a Câmara Municipal.

Saiba, senhor Prefeito, que não é vergonha nem demostração de fraqueza voltar atrás não. Vosso líder máximo, presidente Lula retirou o apoio ao Sarney e voltou atrás nas suas declarações ao perceber que sua posição estava por prejudicar sua imagem ao ir de encontro à opnião pública.

E em Machado o povo clama por uma reforma URGENTE no seu secretariado. Uma ano se passou, senhor prefeito! Quem tinha de mostrar competência já teve tempo, e quem não mostrou ainda não mostrará jamais, porque o tempo já fora mais do que suficiente a todos para mostrar a que veio!

Será que vale a pena essa teimosia em manter assessores incompetentes ou mal intencionados vendo sua popularidade despencar?

PENSA NISSO, SENHOR PREFEITO! Pensa no povo que te elegeu...
Pensa que mesmo quem não votou no senhor quer ver a cidade crescer !
E principalmente, pensa no seu futuro político...

"Não adianta dizer: 'Estamos fazendo o melhor que podemos'. Temos que conseguir o que quer que seja necessário."
( winston churchill )

A ESQUERDA E A ÉTICA

"Conselho de ética arquiva TODAS as ações contra Sarney". Foram com essas palavras que descobrimos a triste realidade: A ÉTICA MORREU!

O clima de comoção é geral, e a participação da UNE em passeatas na defesa do presidente do senado simplesmente nos deixa com a certeza de que as instituições a que sempre acreditamos estão realmente falidas.

O senado federal perdeu todo seu brilho, a estrela do PT já não brilha mais como antes, a UNE se vendeu vergonhosamente... A esquerda em sí agoniza dolorasamente e pede socorro silenciosamente, envergonhando a memória de revolucionários que morreram pela liberdade, como Frei Tito e Carlos Marighella, sob os olhares de reprovação de socialistas como Plínio de Arruda Sampaio e Clara Charf.

Mas mesmo nesse clima de tristeza pela morte da ética, temos de preservar nossas instituições democráticas. Foi com grande preocupação que lemos também a notícia de que a OAB pediu a renúncia de TODOS os senadores...

Nem tanto ao céu e também nem tanto à terra. O que a OAB fez foi tão somente sugerir o fechamento do congresso. De uma forma sutil sim, mas a tradução de sua sugestão é essa mesma: O FECHAMENTO DO CONGRESSO NACIONAL.

Onde é que vamos para, meu Deus? A UNE apoiando um legítimo representante da direita (Sarney), e OAB pedindo fechamento do Congresso, o PT se vendendo ao imperialismo americano... Enfim: Em quem acreditar agora que perdemos totalmente nossa referência do bem e do mal?

Que Frei Betto ore por nós, da esquerda...

*ROGERS BOTTAZZINI