20/08/2009

A CRISE NO PT NACIONAL REFLETE DIRETAMENTE EM MACHADO

Duas notícias me chamaram atenção hoje na mídia. A primeira é a saída de Marina Silva do PT, e a segunda foi a descisão do Conselho de ética a favor de Sarney: ambas me preocupam e em muito refletem no cenário político machadense.

A consequências desses ocorridos já pode ser sentido entre os filiados do partido, que se derrubam em lamentações, declarando inclusive o afastamento movidos pela decepção.
Esse momento pelo qual estamos passando é muito importante historicamente falando, mesmo para quem não tem qualquer tipo de vínculo com o PT. Estamos testemunhando a transição do PT rumo à centro esquerda, a exemplo do PMDB e PSDB que, cada um a seu tempo também já militaram na esquerda radical.

O início dessa metamorfose se deu com a ascensão do PT ao poder e a consequente imediata debandada da ala radical do partido, formando então o PSOL. E ao visto o apice da alteração ideológica se da nesse momento um tanto quanto triste aos que viram o PT surgir como esperança de mudança, no entanto já era esperado que isso ocorrece. É uma espécie de morte anunciada, porém dolorosa, mesmo já sendo esperada.

Em Machado os petistas históricos, ainda com espírito revolucionário se mantinham fiéis às fileiras pelo fato de a metamorfose a nivel nacional não influenciar muito nas bases, porém com o advento da chegada do PT ao poder também na cidade, já pode ser sentido entre os filiados a decepção com o estilo petista de governar.

Em 17 de julho, no nosso editorial escrevemos um texto intitulado "QUANDO A ESQUERDA CHEGA AO PODER", e nele ressaltamos uma frase que acabou ecoando pelos bastidores e até mesmo na mídia: "O PT CHEGOU A PODER MAS NÃO SABE O QUE FAZER COM ELE", e a motivação daquele editoria foi o triste episódio da passeada da UNE contra a CPI da Petrobrás e a favor da permanência de Sarney. Justo a Une, que brilhou na luta contra a ditadura, agora vende sua alma juntamente com o PT...

O prefeito Roberto Abobrinha é um homem inteligente e dinâmico, e está articulando maravilhosamente nos bastidores, e segue o seu partido nas tendências que o diretório nacional segue, no entanto acaba caindo na mesma vala comum onde o "lider sindical Lula" jaz.

E enquanto isso os radicais da esquerda se organizam em partidos como PSOL, PC do B e PPS na luta contra um inimigo comum: os imperialistas do PT. O que diria Plinio de Arruda Sampaio ao ouvir essa frase, hein? Imperialistas do PT... Onde é que o mundo foi parar ?

O inacreditável cenário político atual pode ser resumido em uma frase apenas:

"PT abraça Sarney e Collor e a Marina sai."
(Pedro Simon, senador pelo PMDB/RS)

* por ROGERS BOTTAZZINI, um centro-esquerdista do PPS.