10/02/2010

A história dos paraquedistas na política machadense




* Prof. João Alexandre Moura

Foi aberta a temporada do evento esportista praticado em Machado de quatro em quatro anos. Não é a Copa do Mundo, não são as Olimpíadas e muito menos as Olimpíadas de Inverno nos morros das alterosas machadense, se trata do estadual e federal de paraquedismo.
Quando falamos em políticos paraquedistas nos referimos aquele deputado estadual ou federal que aparece em nossa cidade apenas de quatro em quatro anos apoiado por determinados grupos políticos locais que angariam centenas e muitos até milhares de votos da população e nunca mais voltam ao município.
Fazendo uma pesquisa e colhendo informações com amantes da política machadense poderemos listar vários paraquedistas que pousaram em Machado, conseguiram muitos votos e ao menos tem uma relação afetiva com a população. Quem não se lembra dos deputados Lael Varella, Aloísio Vasconcelos e Belatto, em minha infância nas décadas de 80 e 90 os citados agentes políticos foram muito bem votados na cidade e nunca mais os vimos, inclusive Lael Varella cumpre seu sexto mandato como deputado federal. Sergio Naya (aquele das mortes e dos prédios de areia no Rio de Janeiro) foi o quinto mais votado nas eleições de 1994. Muitos cruzeirenses já votaram em Zezé Perella mais acredito que ele não saiba onde fica a princesinha do Sul de Minas, aliás, o mesmo caso em relação a Marcos Montes e Eduardo Bernis muito bem votados em 2006 que provavelmente pousarão nos terreiros cafeeiros de nossa cidade nos próximos meses. Até o deputado do castelo Edmar Moreira conseguiu construir uma torre em sua morada com votos de machadenses que ao menos fora convidado para um cafezinho no castelo. E o PMDB, saudades do MDB que após aposentadoria política de Dr. Jorge vem abrigando paraquedistas como Ivair Nogueira e Silas Brasileiro.
Até o ministro Patrus foi muito bem votado em 2002, infelizmente deixou seu mandato eleito pelo povo machadense para assumir o ministério do Desenvolvimento Social. O ex-deputado Osmânio Pereira ao longo de sua carreira política e milhares de votos em Machado obteve algumas conquistas para nossa cidade, mais teve seu nome envolvido no escândalo dos Sanguessugas em 2005 e encerrou sua carreira política sem ao menos tentar a reeleição. Pastores (aleluia), policiais, Queirozes, Melles entre outros deverão participar do evento e prometem voltarem apenas em 2014.
Conversando com amigos machadenses muitos desejam um nome local para a assembléia ou câmara federal, o motivo é focar os trabalhos na cidade, muitos já tentaram (Marcos Sarques, Pedro Lima, José Marin, Daniel Vasconcelos, Zetinho, Elzo, Carlos, Geléia, Vilela) mais em nossa história recente apenas os ex-deputados estaduais Dr. Jorge e o saudoso Rubens Garcia chegaram lá. Tenho certeza que a vontade da maioria era que Machado tivesse um representante, entretanto observamos o crescente número de paraquedistas a partir das eleições de 2002. Caberá aos grupos políticos locais se organizarem para que Machado e sua microrregião tenham representantes no parlamento, apesar de que devido à atual fragmentação política acredito que os paraquedistas e suas “esmolas eleitorais” convencerão muitos machadenses. Espero que não seja você.

20 comentários:

  1. Parabéns João alexandre pelo seu fantástico e oportuno comentário sobre essa modalidade política que consome os votos de Machado e região, onde você bem disse poderíamos ter um representante de Machado na assembléia preferimos muitas vezes por falta de opção loteando nossos votos e muitos vendem, apenas para completar sua lista temos também o Mosconi, Geraldo Tadeu, Luiz Fernando entre outros, o que mais me deixa indignado é quando um deputado repassa uma verba para o município os puxa saco enchem a cidade de faixas agradecendo o referido deputado pela verba conquistada, porque agradecer aquilo que é nosso de direito e obrigação do político correto? Talvez o grande problema esteja em ter o político correto, e com essas faixas de agradecimento os desavisados vislumbra no político o herói do momento e passa a fazer parte do curral eleitoral, triste realidade nossa que a cada dia que passa desacredita mais nessa classe que tinha tudo para ser uma classe íntegra e orgulhosa dos seus feitos, ganham muito bem, viajam de avião pra baixo e pra cima, viram celebridades da noite para o dia, comem nos melhores restaurantes, moram em apartamentos luxuosos em Brasília, depoIS envia uma ESMOLA ELEITORAL como bem disse você e ainda são ovacionados.
    Esse é o momento do eleitor Machadense acordar.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. JOÃO VC ESQUECEU DE CITAR ODAIR CUNHA E ADELMO LEÃO DO PT DO ABOBRINHA E CARO QUE VEIO EM MACHADO DAR MILHO VERDE PARA OS MACHADENSES O TAL DO ULISSES E O AELTON FREITAS...
    E MOLE...
    ABRAÇOS...

    ResponderExcluir
  3. Oi Gregorio... Voce esqueceu de citar o Evair Nogeira...

    ResponderExcluir
  4. Bem lembrado sobre o Aelton Freitas, que só aparece em época de eleição. Sobre Mosconi, Geraldo Thadeu e Odair Cunha devemos levar em conta por serem da região. Apesar que a histórica BR-267 bem que poderia ser mais bem cuidada pelo deputado das "rodovias" Geraldo Boquinha Thadeu.

    ResponderExcluir
  5. Sugiro que o Machado News seja o canal imparcial do Campeonato Estado-Federativo de Paraquedismo em Machado nestas eleições.

    Atenção blogueiros podemos citar mais alguns paraquedistas que irão competir em Salt Lake City, aliás em Machado City.

    ResponderExcluir
  6. Realmente esquecemos do pior deles o tal do Aelton Freitas que entrou na política pela porta dos fundos, um cara que Machado recebeu de braços abertos e que trata mau os Machadenses que o procura em Brasília, sem dizer que quando prefeito de Iturama fez bobagem pois responde processo sobre a suas administrações, um cara arrogante, prepotente e como a maioria dos políticos uma pessoa que não é confiável.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de deixar uma pequena ressalva. Nosso ex-prefeito e alguns de seus correligionários fizeram campanha para um campeão em paraquedismo na cidade.
    Foi impressão minha ou o Bilac Pinto surgiu aqui em época de eleição???
    Me corrijam se eu estiver errado.

    ResponderExcluir
  8. Bilac Penis é de Itajubá mas realmente... Só em eleição...rs...

    ResponderExcluir
  9. A propósito o campo de pouso dos dois paraquedistas Bilac e Evair Nogueira eram juntos, lembra-se Rogers??

    ResponderExcluir
  10. e como me lembro... e viva São Benedito?

    Voce se lembra do dia q o Bilaquinho ficou escondido dentro de um marea esperando ver se ia ter bastante gente no comissio do Carlos?

    Só depois de ver q ia dar ibope ele desceu do carro...

    NINJA !!!

    ResponderExcluir
  11. roger não seja assim vc lembra quando tu era assesor do geraldo thadeu vc e o agostinho....
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    e agora.....
    abraços..

    ResponderExcluir
  12. ah hahahahahahahaha
    mas o Geraldo Thadeu, como bem disse o João, não é paraquedista... é da região...

    Alias Geraldo é uma pessoa pela qual nutro grande admiração e amizade, apesar de hoje estarmos em barcos diferentes...

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Rogers, eu queria somente refrescar a memória do Eduardo, meu dileto amigo, que o Bilac Pinto que eu apoiei juntamente com uma parte do grupo do Carlos, aliás conseguimos somente 500 votos foi quem conseguiu para Machado o CVT - CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO, que atendeu centenas e milhares de pobres que não tinham acesso a um computador e que o SR. ABOBRINHA acabou, fechou as portas. Aliás, onde será que foi parar todo o equipamento, computadores, laboratório de fruticultura, vc lembra muito bem né Rogers!!!. Uma estrutura de mais de 200 mil reais, que foi abandonada por este DESGOVERNO do Abobrinha. Com relação ao Ivair Nogueira, em TODAS AS OBRAS do Carlos, que são centenas, e vcs sabem, tem o dedo do Ivair. E daí que é da região, o que vale este tal de Geraldo Thadeu, um oportunista, que sequer teve capacidade de lutar pela melhoria das estradas do sul de minas, como muito bem lembrado pelo João Alexandre. Abraços FABIANO GODÃO.

    ResponderExcluir
  14. Deputado deveria ser...

    Olha que temos varias janelas, e sempre são as mesmas coisas, tivemos grandes representantes ao longo da historia, mas o Sul de Minas sempre não e priorizado nos parlamentos, a representação e insignificante. o tamalho da nossa região. E quanto de arrecadação e retorno e pequeno. Como disse Godão as nossas estradas são ruins, mas tambem é ruim as estruras de formação de profissionais, e geração de empregos, jovens sem rumo. Pais investindo e o governo muito pouco retorno.
    Beto cavalcante

    ResponderExcluir
  15. Bem lembrando pelos nobres blogueiros do Aelton Freitas, realmente a única contribuição significativa foi as cervejas e alugueis de casa nos tempos de estudante de Agronomia. Aelton é fruto do viciante sistema político brasileiro que promove prefeitos corruptos a suplente de Senador (suplente do José de Alencar) e posteriormente deputado federal.
    Necessitamos urgentemente de uma reforma política, deputados distritais/regionais votados na microregião e redução do número de cadeiras no parlamento é muita gente mamando sem prática alguma. Nos sentimos cade vez menos representados por esta democracia representativa.

    ResponderExcluir
  16. Precisamos é ter memória, aliás, um hd de 30 terabite's para guardar tudo o que nos é legado pela nossa própria escolha. Desgoverno, geração de trabalho e renda...isso me é familiar. Bom carnaval à todos e um certo rei disse: Se o povo está descontente...da-lhe vinho e música.

    ResponderExcluir
  17. Concordo com você, Celso. O povo tem o governante que escolhe. Poderia ter votado em você para deputado, em vez de votar nesses paraquedistas que apareceram aqui na eleição passada.

    ResponderExcluir
  18. Poxa Celso, me esqueci de ti no artigo, realmente você foi candidato a deputado, apesar que no momento eleitoral sua base era Poço Fundo. Mais a construção aqui é coletiva e sua colaboração foi importante. Abraços
    Saudações socialistas também ao colega Agostinho, saudades das boas conversas políticas em sua Mercearia no Alto do Jardim das Oliveiras observando Machado e pensando no futuro.

    ResponderExcluir
  19. Sem problemas João Alexandre,minha campanha desenrolou-se em outras regiões até porque nosso amigo Elzo era na época candidato também e como eu não tinha o mesmo respaudo político, decidi em ter outra base eleitoral que foi Poço Fundo e Pouso Alegre, deixo um abraço também ao Agostinho e digo a você que diferente de outros tempos hoje pensamos no futuro ainda, mas, de uma forma mais interiorizada porque na atual conjuntura qualquer manifestação pode ser confundida no emaranhado politico que estamos vivendo.Abraços fraternos.

    ResponderExcluir