14/09/2009

O único erro que é irremediavelmente fatal a um governante é se afastar do seu povo ! (Abraham Lincoln)

Esse episódio do presídio nos leva a uma lição: jamais tome decisao que envolta a vida de alguém sem antes consultar sua opnião sobre o assunto.

O que me inspirou a escrever sobre o assunto não foi o comentário geral que corre nas ruas da cidade, mas sim uma matéria que assisti no final dessa noite de domingo no programa Manhattan Connection, da GNT, onde o apresentador Diogo Mainardi relatou a idéia do prefeito de Veneza de transformar os famosos canais da cidade em pistas para o trânsito de carros. Ou seja, em nome do progresso e do desenvolvimento de Veneza o prefeito estava disposto a acabar com a paz, a beleza, o turismo e a tradição da cidade.

Em Machado já mataram uma tradição centenária, que é a festa de São Benedito, e agora nos empurram "guela abaixo" um presídio, sem sequer consultar a população.

Vamos analisar os fatos.

1.A cadeia de Machado está totalmente utrapassada e sua capacidade esgotada. Isso é inegável, portanto a construção de uma nova cadeia se faz necessária;
2.O governo estadual possui verba para a construção e pessoal para administrar, portanto não vai gerar custo para o municipio;
3.A oposição obviamente está explorando politicamente o fato para tentar gerar um desgaste para o governo. E não os condeno, afinal é questão de sobrevivência;
4.A vinda de presos de outros municípios pode gerar um problema social extra para o município, pois traria os familiares dos detentos que se mudariam para ficar mais perto dos presos;
5.Há o risco de rebeliões;
6.É inegável a desvalorização das propriedades próximas ao local da construção do presídio.

Então, analisando esses prós e contras, só podemos chegar a uma conclusão:

Mesmo tendo sido democraticamente eleito para tomar decisões pelo povo que o elegeu, não deve o prefeito levar para sí uma decisão como essa, que mexe com a vida de tanta gente.

Há muito envolvido, e acreditamos que um referendo popular seria de grande importância, pois só assim o povo poderia expressar a sua vontade de maneira democrática. Nem em uma audiência pública teríamos a vontade do povo tão claramente manifestada como em um referendo (consulta nos moldes de um plebiscito).

Como diria aquele velho parachoque de caminhão, "A VOZ DO POVO É A VOZ DO POVO" (vox populi vox die)

ABRE O OLHO, ABOBRINHA... ABRE O OLHO !Nunca é tarde...

"O sábio envergonha-se dos seus erros, mas não se envergonha de os corrigir." (Confúcio)

4 comentários:

  1. O que mais me chamou atenção foi o item #3. Se o prefeito não ouve a voz do povo; a "oposição" aproveita a situação para benefício próprio.

    Resultado: em qualquer uma das situações é a população quem sai perdendo...

    ResponderExcluir
  2. Presídio.
    A família dos preso, vão ficar longe deles?
    Eles vão mudar para Machado?
    Machado não esta tendo moradia para pessoas que aqui vivem vai ter para eles?
    Machado se vê pessoas nas ruas desempregados gente da cidade, estes familiares que vem junto com presidio vai trabalha onde?
    Porque algumas autoridades dizem a favor do presídio?
    Eles têm conhecimentos destes pontos?
    Qual o beneficio, que traz para cidade?
    Não seria melhor criar vergonha na cara e trazer empresas para dar emprego a quem precisa?
    Olha já não deram um terreno para o Transportadora JFW; ouvi dizer que e 130.000,00 reais, me corrigi se estiver errado; também tem os agregados que prestam serviço nas empresas das cidades de terrenos para eles também, eles vam estar gerando emprego para cidade.
    Quem esta contra trazer empresa para cidade? Porque não traz empresa então?
    De condiçoes para as pessoas que tem fabriquetas em Machado, ai eles podem aumentar o numero de funcionario, assim dando emprego para machado.
    Onde o prefeito teve uma grande votação no ouvidor e Douradinho, eles sabem que o prefeito ta mandando este presente bem pertinho deles?
    Vamos melhorar nossa cadeia, pois solução tem. Não precisamos trazer gente de fora para Machado, construa uma cadeia melhor na cidade deles ai assim resolve tudo.
    Região de Machado esta parecendo pólo de Presídio, Alfenas já tem Agora Machado, Amanha Poço Fundo depois Serrania, depois Paraguaçu, depois Campestre e assim vai indo.

    Adriano

    ResponderExcluir
  3. No fundo da delegacia existe um loteamento com lotes ainda a ser vendidos, acho que as pessoas que são contra o presídio e estão fazendo terrorismo, mentindo para a população menos instruídas, enfim enganando as pessoas, eles deviam comprar um lote nesse loteamente, construir uma casa e ir morar lá com a família, afinal a cadeia não traz perigo algum, realmente a grande maioria dos presos de nossa cadeia são de fora, mas já pararm para pensar quantos machadenses presos fora de Machado?em Alfenas mesmo tem alguns,nós não podemos recebr presos de Paraguaçu, Carvalhopolis,Poço Fundo, mas outras cidades podem receber presos de Machado, engraçado não é?
    Com relação a construir um presídio em Poço Fundo, Serrania, Paraguaçu depois Campestre não seria uma má idéia, pois assim o presídio de Machado ficaria apenas para os presos de Machado como a " OPOSIÇÃO" quer, podemos solicitar isso ao governador de minas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir