04/08/2009

O CÚMULO DO ATREVIMENTO

Tem certas pessoas que realmente parecem não ter noção do cargo que ocupam. Nesse lamentável episódio de ontem na Câmara, onde o chefe de gabinete do prefeito, que também é dono do jornal local tentava filmar a reunião, o que é proibido pelo regimento interno.

O vereador Alemão ainda tentou mediar e argumentar, conseguiu colocar em deliberação no plenário se deveria permitir a continuidade da gravação, e o plenário decidiu optar por seguir o regimento interno. Foi consultado o assessor jurídico que confirmou o que reza o regimento interno e então foi solicitado que o cidadão parasse imediatamente com a gravação.

Não se sabe o motivo, mas o jornalista simplesmente ignorou a decisão do plenário, que segundo o assessor jurídico informou "in loco" o plenário tinha toda a razão de tomar, por ser soberano.

Num claro ato de deboche e desrespeito pelo poder legislativo, que é composto por pessoas democraticamente escolhidas pela população em uma eleição direta, esse cidadão que se considera acima do bem e do mal simplesmente seguiu no seu intento, que era gravar a reunião para exibir depois no site do jornal da sua família.

Mas o mais incrível não foi esse claro desrespeito ao poder legislativo durante a sessão: O PRESIDENTE NADA FEZ PARA EXIGIR O CUMPRIMENTO DA DECISÃO TOMADA EM PLENÁRIO E APROVADA PELA MAIORIA DOS VEREADORES PRESENTES!. E como se não bastasse sua omissão, o presidente ainda zombou da bancada da maioria, afirmando que não iria tomar uma decisão que ele considera arbitrária, provocando o vice-presidente em tom hirônico para que o mesmo chamasse a polícia para impedir as filmagens.

Diante desse triste episódio que sem dúvida alguma marca a política machadense como sendo o maior escândalo de toda história da cidade, temos límpido e claro que em Machado há uma nítida tentativa (concretizada) de interferência entre os poderes. E isso se constitui uma verdadeira tragédia para a democracia...

Os vereadores da tropa de choque do prefeito ainda tentaram ludibriar a opnião pública tentando inverter os fatos, mas se os vereadores que compôem o chamado BLOCO DA MAIORIA não tomarem uma atitude rápida e enérgia, sem dúvida alguma o legislativo machadense acabará caindo na mesma vala comum onde está atualmente o senado federal, onde mares de lama são lançados em vergonhosas denuncias aos montes e nada se faz para dar uma resposta à população.

A permanencia do citado jornalista como chefe de gabinete do senhor prefeito se torna totalmente insustentável, e mantê-lo no cargo após esse episódio só faz enfraquecer o prefeito diante da população que assiste a tudo horrorizada e também inviabilizar de vez o diálogo com a Câmara Municipal.

O presidente da Câmara também deve ser punido não apenas por sua omissão mas também por ter zombado dos seus pares, enfraquecendo o poder da casa legislativa que comanda. Isso cabe uma representação junto ao conselho de ética ou corregedoria na Câmara, e se os vereadores não o fizerem estarão confirmando que não merecem nosso respeito e muito menos nossa admiração.

E maus uma vez a imagem dessa administração sofre desgaste devido à imaturidade de assessores em cargo de confiança do prefeito... Ow, Roberto: ajuda a gente, senão não tem como a gente ajudar você, vai !

UMA VERGONHA... MORALIDADE JÁ !

6 comentários:

  1. Não da para acreditar que o Presidente da casa não segui o regimento e ainda sombam dos seus companheiros, que tiveram uma votação da população superio a que ele teve.
    Adriano Dias

    ResponderExcluir
  2. Inclusive, Adriano, o vereador Geléia só foi eleito por causa dos votos do PPS, partido do vereador Juliano (que teve mais votos que ele, mesmo sendo candidato pela primeira vez).

    Se o PDT não tivesse coligado com o PPS não teria feito quoficiente para eleger um vereador...

    Já o PPS conseguiu quoficiente o bastante para eleger dois vereadores com a famosa "sobra", mesmo que não tivesse coligado...

    Ah se arrependimento matasse, hein Agostinho?

    ResponderExcluir
  3. Olha para dizer a verdade eu sou favorável a permissão para que se grave e divulgue sim as audiências legislativas, quer seja ordinárias ou extraordinarias, como bem faz a TV Câmara e a TV Senado.
    Mas, é no minimo contraditório que as mesmas bancadas que no caso acima foram contra ou favor de tal ato, se degladiaram em posições inversas pelo fim do voto secreto por parte dos nobres parlamentares.

    Ora, aqueles que defendem a democracia, e nos casos descrtitos, veêmentemente, na verdade foram, desculpe, incoerente. Pois a máxima de Millôr Fernandes não pode perdurar na politica nacional, ou seja, democracia é eu mandar em você e ditadura é você mandar em mim.

    Desculpe, mas esta é minha opinião e creio é a mais plausivel dentro do debate gerado por ambas as ocasiões (fim do voto secreto e filmagem e divulgação do atos do legislativo)

    Então, que se possa filmar todas as sessões, mas que também se possa saber o conteúdo dos votos do nobres edis.

    ResponderExcluir
  4. que é isso Rogers, qual o problema de filmarem a reunião da Câmara, você não defende a democracia, a liberdade de expressão, alguns vereadores estão vaidosos por que ? não retocaram a maquiagem ? fala sério só em Machado mesmo!!!

    ResponderExcluir
  5. João... O Machado News defende sim a democracia.

    O Machado News não é contra filmar a reunião, aque final já é transmitida pela rádio.

    O que o Machado News rechaça é a arbitrariedade do jornalista envolvido ao desobedecer uma decisão tomada pelo plenário da câmara que optou por maioria não permitir a filmagem, em obediência ao regimento interno.

    DEMOCRACIA SIM... ANARQUIA JAMAIS !

    Se todos se acharem no direito de não respeitar os poderes consituidos, onde é que vamos parar?

    ResponderExcluir
  6. Sempre falaram que Machado era guiado por Coroneis, hehehehe agora sei tinha muita gente com vontade de ser coronel. E meu Deus Tem gente que e apaixonado por ex prefeito, tem gente que so sabe fala da mesma coisa, tem gente que so que seu beneficio proprio, ai e a população que esta insatisfeita com o que esta vendo. Tinha gente renunciando, e desistiu. Para o bem da população deveria continuar e desocupar o banheiro para deixar outros tomar banho tambem.
    Parabens Dr. Rogers vamos mudar a cara de Machado. seja firme em seus propositos

    ResponderExcluir