A programação começou às 19h, com uma Missa campal em Ação de Graças ao Registro, em seguida a oficialização do Registro com assinatura no livro pelas autoridades competentes, Conselho e Gestores da Festa, descerramento da placa, queima de fogos, às 21h acontece as apresentações das Congadas de Machado, e às 21h30min, Show do cantor e compositor Raimundo Andrade e banda, com um repertório de canções próprias ligadas às tradições das Congadas do Sul de Minas.
O evento é realizado pela Prefeitura com apoio de toda comunidade Machadense e de todas as Congadas do município.
O CANTOR RAIMUNDO ANDRADE:
Raimundo Andrade é natural de Pouso Alegre e reside há mais de 20 anos em Varginha, onde desenvolve suas pesquisas folclóricas, sempre resgatando e registrando o valor da tradição das Congadas. Participou do Grupo Imbuia que fazia música de raiz e na década de 90 fez muito sucesso cantando em várias cidades da região do sul de Minas Gerais. Após separar-se deste grupo, continuou com seu trabalho solo, sempre pensando em produzir seu próprio CD "BUMBEIRO DE CONGADA" que traz músicas de vários estilos e com uma multiplicidade no cantar. O CD traz várias faixas como "Bumbeiro de congada" e “Tatu e lua” que foram gravadas com o Terno de Congada N. S. do Rosário da cidade de Silvianópolis -MG, mostrando assim sua preocupação com o resgate das festas folclóricas, principalmente CONGADA e FOLIA DE REIS, tão ricas em sons e ritmos afros. A 2ª edição do CD contém uma faixa com imagens de sua apresentação no 2º Festival Viola de Todos os Cantos, da EPTV/GLOBO, com um público de 20.000 pessoas cantando com entusiasmo e de pé, sua música.
Raimundo deixa transparecer neste CD todo o seu potencial de voz que vem encantando platéias por onde passa e recebendo elogios de críticos especializados, como Kiko Ferreira do jornal Estado de Minas (12/01/2002): “Raimundo Andrade é um compositor de boas possibilidades e um intérprete versátil, capaz de render bem nas mãos de um produtor experiente”.
Participou várias vezes do programa "Caminhos da Roça” produzidos pela EPTV/GLOBO de Ribeirão Preto com abrangências para todo o interior de SP e MG entre 2002 e 2004. Participou do Conexão Telemig Celular em Varginha, no dia 02.05.2003, fazendo a abertura para as bandas Berimbrown e Babilack Bah de Belo Horizonte. Fez abertura dos shows de Daniel, Almir Sater, Renato Teixeira, Pena Branca e Zé Geraldo no Teatro Capitólio e na Feira da Paz em Varginha.
Foi selecionado entre mais de 1.800 músicas inscritas no festival “Viola de todos os cantos” da EPTV/GLOBO, onde ficou em 2º lugar com “TATU E LUA”. Foi classificado entre mais de 2.100 músicas para o 2º Festival “Viola de Todos os Cantos” onde ficou classificado em 3º lugar na categoria Regional com “BENEDITO”, na final em Varginha. Em 2010, com a música "ZÓIO D'ÁGUA”, foi o vencedor do festival Viola de Todos os Cantos, realizado em junho pela EPTV, na cidade de São Carlos/SP.
Participou do FÓRUM CULTURAL MUNDIAL em São Paulo no dia 02/07/2004, no Parque Anhembi, apresentando as músicas “TATU E LUA” e “BENEDITO” com a participação do Terno de Congo Nossa Senhora do Carmo de Poços de Caldas/MG, que o acompanhou nas suas apresentações no 2º Festival “Viola de Todos os Cantos” do mesmo ano.
Em 04 de setembro de 2005, foi o vencedor ‘1º LUGAR’ do 35º Festival da Canção de Boa Esperança, o mais antigo do país, mostrando sua música "ZÓIO D'ÁGUA”, concorrendo com 1.060 músicas do país todo e, conseqüentemente, indicado para a final da CONEXÃO TELEMIG CELULAR DE MÚSICA de 2005 que aconteceu em Belo Horizonte no dia 21/10/2005, no Parque Municipal.
Sua música TREM MINEIRO foi escolhida para ser o HINO das cidades formadoras da AMBASP (Associação Municípios do Baixo Sapucaí) no encontro de conclusão do curso CIDADES CULTURAIS, em Varginha, com a presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira. Neste evento, Raimundo Andrade recebeu o certificado de Agente Cultural.
Compôs a música “Mar de Minas” a pedido da EPTV/GLOBO para abertura de seu documentário sobre FURNAS, em 2007. Gravou, em 2009, com o Grupo Imbuia, o DVD onde registram uma parte do repertório do grupo que marcou época na cultura de Pouso Alegre. Será lançado em breve com um grande show a ser divulgado oportunamente.Raimundo Andrade traz consigo o canto do povo e a marca das festas regionais do sul de Minas Gerais, interagindo com as comunidades carentes reforçando e desenvolvendo nelas a auto-estima através da música e dos verdadeiros valores culturais deixados pelos seus antepassados.
Em Machado, o show terá entrada franca, e Raimundo promete esquentar o público com seu rico repertório tanto de MPB, raiz, e principalmente os temas ligados às Congadas.
Fonte e Foto: Varginha On line
Nenhum comentário:
Postar um comentário